[Esboço] Sim, sim, Não não!
INTRODUÇÃO
Quando vamos visitar uma pessoa, enferma ou com outros problemas devemos ter sempre uma palavra de conforto, de animo e nunca palavra de derrota ou de desanimo, mas tenhamos palavras que traga esperança e alegria à pessoa que nos recebeu.
Tenhamos cuidado com o que falamos para o nosso próprio bem e para edificação do nosso próximo, isso é bom e agradável a Deus. Em ocasiões de festas as pessoas se abraçam desejando boas festas e até enviam cartões de felicitações natalinas ou passagem de anos e muitas vezes isso não passa de hipocrisia, uma cordialidade inexistente.
A Palavra de Deus nos ensina tudo e nos mínimos detalhes e tem respostas para tudo!
Tenhamos cuidado com nossas palavras com elas devemos honrar e agradar a Deus.
- Precisamos ter muito cuidado com o que falamos porque por nossa palavra poderemos ofender alguém, murmurar contra Deus e disso tudo prestaremos conta um dia.
(Mateus 12:36-37) “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. "
(Êxodo 20:7) Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Salmos 139:4) “Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces”.
Tiago Diz em:
(Tiago 1:19) “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.
- Devemos ser pronto para ouvir e tardio para falar porque em ouvir não há problemas, mas quando se fala assume-se responsabilidades e muitas vezes a pessoa se arrepende de ter falado algo que não deveria ter falado, mas é tarde, pois já falou demais.
Paulo aos colossensses:
(Colossenses 4:6) “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.
Afastemo-nos de falsidade de língua, examine
(Êxodo 20:16) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 23:7a) “De palavras de falsidade te afastarás”... .
Falando com um ímpio o Salmista diz em
(Salmos 52:2) “A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos”.
Existem pessoas cujas palavras são só de ofensa, condenação, desânimo, más noticias ou palavrões.
(Tiago 3:2-8) - Paulo nos diz a respeito da Lígua.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”.
Examinemos
(Tiago 3:10) “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim”.
Antes de Falar temos que ter certeza se vai glorificar a Deus
Mateus 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Tiago 5:12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
DEUS ESCOLHEU A NOSSA BOCA PARA PROFETIZAR:
Isaías 6:1-8 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim
Ezequiel 37:1-10
Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
DEUS HONRA A PALAVRA DO HOMEM QUE ZELA POR ELA.
1 Reis 17:1 Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
1 Reis 17:18-24 A Viúva de Sarepta
Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?
E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
E clamou ao SENHOR, e disse: O SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: O SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.
Nossas palavras deverão servir para edificação, consolo, conforto e de amor cristão,
(Efésios 4:29) “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.
Amar com amor genuíno, puro e santo, não só de língua, leia o que está escrito em
(1 João 3:18) “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. Quem ama o próximo, suas palavras são comedidas.
Deus nos dá sempre uma boa palavra para servir de ânimo àqueles que nos ouvem, examinemos o que diz o profeta em
(Isaías 50:4) “O Senhor JEOVÁ me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem”.
A Palavra de Deus deve sempre estar na nossa boca para termos sempre uma palavra boa e de segurança para transmitir ao próximo,
(Romanos 10:8) “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração”... .
Porque a palavra dita na hora certa é muito boa. Examinemos o que Salomão diz em
(Provérbios 15:23) “O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!”.
(Provérbios 25:11) “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”.