[Esboço] As quatro dimensões do Amor de Deus.



Texto Base: Jó 11:8-9 
Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar.
Texto 2: Efésios 3. 14-18

INTRODUÇÃO
            No texto acima, vemos que o apóstolo Paulo, orava de joelhos pedindo a Deus que todos os crentes viessem a compreender (vs. 18) as dimensões do amor de Deus.
Você já ficou sentado de frente para o mar? Já esteve no alto de uma montanha? Imagine quantas réguas — daquelas que as crianças usam na escola — seriam necessárias para medirmos as dimensões do Oceano Atlântico. Quanto tempo levaríamos para medir cada polegada de uma grande montanha? Por mais tempo que levássemos, não chegaríamos nem perto do esforço que seria medir o amor de Jesus por você e eu.
            Para isso ele pede que sejamos “espiritualmente fortes” (vs. 16) por meio da ação do Espírito Santo e que “Cristo viva (habite) no nosso coração” (vs. 17), pois é isso que nos dará “raízes e alicerces” para compreender o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus.
            A palavra usada para “compreender” no vs 18 é “katalambanô” que significa: “tomar ansiosamente”; “apropriar-se”; “apoderar-se”; “possuir”. O apóstolo queria ardentemente que aqueles homens e mulheres, então, não só soubessem do amor de Deus, mas que também o experimentasse.
            Por isso que não estamos diante de um texto em 3D, mas de um texto em 4D. Quando você vai a um cinema hoje tem a opção de ver o filme em 3D e ai você tem a sensação de um objeto estar vindo na sua direção. Você tem a ideia exata de espaço e volume das coisas, mas não consegue pega-las, não consegue experimentá-las. Porém o texto aqui nos oferece uma perspectiva diferente, ele quer que experimentemos o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus.

A LARGURA DO AMOR DE DEUS
-Quando eu penso na largura do amor de Deus eu lembro que o seu amor abrange/abraça a todos, indistintamente, sem descriminar raça, cor, status social ou aparência.
-Deus havia escolhido a nação de Israel através de Abraão, mas através do mesmo Abraão tornou bendita todas as famílias na terra na sua descendência: Jesus Cristo.
Atos 10:34-35 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
Atos 15:13-14 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
Gálatas 3:28-29 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
-Jesus não fez acepção de pessoas, da mesma forma devemos proceder:
Lc 10:19 Ele veio “buscar e salvar quem está perdido.
I Pedro 1. 17-19 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação, ”.
Atos 2:21 - E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Marcos 16:15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


O COMPRIMENTO DO AMOR DE DEUS
Quanto ao comprimento o amor de Deus abrange todos os tempos. A salvação que temos hoje em Jesus foi planejada e conhecida há muitos e muitos anos atrás antes mesmos que qualquer coisa fosse criada aqui na Terra.

1 Pedro 1:18-21 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
Efésios 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
Em Lucas Jesus anuncia o início de um novo tempo, ele anuncia o início do “ano da graça do Senhor”.
Lucas 4:18-20 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
Fomos alcançados, sem merecer, pela graça salvadora de Jesus Cristo que muito nos amou.
Efésios 2:5 quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. ”

A ALTURA DO AMOR DE DEUS
Pensemos agora no abismo substancial que há entre Deus e o Homem. O amor de Deus encurtou essa distância, pois Cristo Jesus se fez ser humano como eu e você – de carne e osso.
Ele esvaziou-se da sua majestade por amor a nós, isso é fruto da sua riquíssima misericórdia.
Filipenses 2:5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Efésios 4:8-10 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Lucas 22:69 Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus.
Mas também ele não diminuiu essa distância reduzindo a nossa condição, mas também elevando a nossa condição como diz em:
Efésios 02:06 E nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus.
Hebreus 10:19-20 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
Apocalipse 1:4-6 Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

A PROFUNDIDADE DO AMOR DE DEUS
Do que você seria capaz de abrir mão para fazer o bem ao alguém? Vimos na altura a disponibilidade de Cristo em se fazer homem, mas qual é então o nível de liberalidade?
A liberalidade está expressa no amor de Deus Pai. Esse amor foi e é tão profundo que foi capaz de dar o seu único filho para morrer em nosso lugar
João 3:16 “Por que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Jesus suportou sofrimentos terríveis, físicos e morais para expiar os nossos pecados.
1 Pedro 2. 24 “O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados. ”
1 Pedro 2:24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
Com seu sacrifício Deus nos salvou da perdição eterna, nos adotando como filhos, com direito a sua herança, tornando-nos co-herdeiros com seu filho, Jesus Cristo.
Romanos 8:17-18 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:38-39 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

CONCLUSÃO
            Por fim... Qual o nosso posicionamento perante o conhecimento e compreensão das quatro dimensões desse insondável e grandioso amor de Deus para conosco?
            O apóstolo Paulo escrevendo a sua segunda carta à igreja de Corinto diz: “Pois o amor de Deus nos constrange...”.
         Constranger significa ficar envergonhado. No contexto que Paulo escreve, esse “constrange” é que o amor de Deus nos deixa meio sem graça, meio desconcertados e nos impulsiona a uma resposta.