[Esboço] Recebendo os irmãos como a Cristo



Texto Base: Mateus 10:40-42
Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

-Nesses versículos Cristo garante se mostrar amigo a todos os nossos amigos, e que irá recompensar toda a gentileza que, em qualquer ocasião, nos for concedida (w. 40-42).
“Quem vos recebe a mim me recebe”.

QUANDO SOMOS BEM RECEBIDOS
Gênesis 12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem

QUANDO SOMOS MAL RECEBIDOS
Mateus 10:12-15 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

-Jesus Cristo assume o que e feito aos seus fieis ministros, seja em gentilezas ou em maldades, como feito a si mesmo, e se considera tratado como eles são tratados.
“Quem vos recebe a mim me recebe”.

COMO OS GÁLATAS RECEBERAM PAULO
Gálatas 4:13,14 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne;
E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.

Hebreus 13:1,2 Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.

COMO DIÓTREFES RECEBIA OS IRMÃOS
3 João 1:9-11 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

Mateus 18:5,6 E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.

-A honra ou o desprezo dedicados a um embaixador reflete a honra ou o desprezo colocado sobre o príncipe que o enviou, e os ministros são embaixadores de Cristo.

Mateus 10:24,25 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor

-Cristo não apenas a interpreta como sendo feita a si mesmo, mas por meio de Cristo, Deus faz a mesma coisa.
-Ao receberem os ministros de Cristo, eles não estão recebendo a anjos desavisados, mas a Cristo, e ao próprio Deus.
“Quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou”.

JESUS E O PAI SÃO UM
João 14:8-12 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Portanto, a despeito das aparências, é necessário estarmos atentos
(cap. 25.37): “Senhor, quando te vimos com fome?”

Em terceiro lugar, embora a bondade feita aos discípulos de Cristo nunca seja tão pequena, se houver a capacidade para fazer ainda mais, ela será aceita, ainda que seja apenas um copo de agua fria a um de seus pequenos (v. 42).

OBADIAS O MORDOMO DE ACABE
1 Reis 18:3,4 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,
Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

A VIUVA DE SAREPTA
1 Reis 17:10-14 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

-Eles são pequenos, pobres e fracos, e frequentemente precisam de alivio, e se contentam com o pouco que tiverem. A situação extrema pode ser tal que um copo de agua fria pode vir a ser uma grande graça.

APROVADOS DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES
Mateus 25:34-40 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

-Observe que a bondade demonstrada aos discípulos de Cristo e elogiada nos escritos de Cristo, não de acordo com o custo do que e dado, mas de acordo com o amor e o afeto de quem a dá.

Neste sentido, a pequena doação da viúva não apenas se divulgou, mas apareceu mais que as outras.
Lc 21.3,4 E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;

- Assim, aqueles que são verdadeiramente ricos em graça podem ser ricos em boas obras, embora pobres no mundo.

2 Coríntios 6:8-10 Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

-Em quarto lugar um profeta deve ser recebido na qualidade de profeta, e um homem justo, na qualidade de justo, e um destes pequenos, em nome de um discípulo; não porque tenham estudo ou inteligência, nem porque sejam nossos parentes ou vizinhos, mas porque são justos, e desta forma trazem em si mesmos a imagem de Cristo.

-Eles são profetas e discípulos, e desta forma são enviados a serviço de Cristo. É uma consideração a Cristo, através da fé, que atribui um valor aceitável a bondade feita aos seus ministros.

1 Coríntios 4:1,2 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.

-Em quinto lugar, a bondade demonstrada ao povo e aos ministros de Cristo não somente será aceita, mas ricamente e apropriadamente recompensada.

-Ha uma grande porção para ser adquirida, pelos bons favores feitos aos discípulos de Cristo. Se isto for feito ao Senhor, Ele os compensara, em retribuição, com vantagem; pois Ele não e injusto para se esquecer de todo trabalho de amor.

(Hb 6.10) Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;

1. Eles receberão uma recompensa, e de modo algum a perderão. Ele não disse que eles merecem uma recompensa; nos não podemos merecer qualquer coisa, como retribuição, da mão de Deus; mas eles receberão uma recompensa do livre dom de Deus; e eles de modo algum a perderão, como sucede frequentemente com os bons serviços entre os homens; porque aqueles que deveriam recompensa-los são, ou falsos ou negligentes.
A recompensa pode até ser adiada ate a ressurreição dos justos; mas de modo algum será perdida, nem eles serão, de qualquer modo, privados pela demora.

2. Esta é uma recompensa de profeta e de justo. Isto é, ou:
(1) A recompensa que Deus dá aos profetas e aos justos; as bênçãos conferidas a eles destilaram o sobre os seus amigos. Ou:

(2) A recompensa que Ele da por meio dos profetas e dos justos, em resposta as suas orações.

Genesis 20. “Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu”.

1 Samuel 1:17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
1 Samuel 1:26,27 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.

PECADORA QUE UNGIU JESUS

Observa-se:
-A polida hospitalidade dada a Cristo por um fariseu, e a sua aceitação cortês dessa hospitalidade (v. 36).
-O notável respeito que uma pobre pecadora penitente demonstrou pelo Senhor Jesus, enquanto Ele estava à mesa na casa do Fariseu.
-Como os fariseus levaram Cristo a mal, por aceitar o respeito que esta pobre penitente lhe presta.
- A justificativa que o Senhor Jesus Cristo expressou em relação àquilo que a mulher fizera por Ele, e a razão pela qual a aceitou.

Lucas 7:44-46 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.

Ves tu esta mulher? (v. 44). Tu a contemplas com desprezo, mas considere como ela e uma amiga mais gentil comigo do que tu; Será que eu deveria, então, aceitar a tua gentileza e recusar a dela? ”

(1) “Tu sequer mandaste vir uma bacia de agua na qual poderia lavar meus pés, quando entrei cansado e empoeirado pela minha caminhada, o que teria sido um alivio para mim. Mas esta mulher fez muito mais: ela lavou os meus pés com lagrimas, lagrimas de afeição por mim, lagrimas de aflição pelo pecado, e os enxugou com os cabelos de sua cabeca, em sinal de seu grande amor por mim”.
(2) “Tu sequer beijaste a minha face” (que era uma expressão comum de carinhosas e cordiais boas-vindas a um amigo); “mas esta mulher não tem cessado de me beijar os pés (v. 45), expressando, dessa maneira, um amor humilde e afetuoso”.
-A Bíblia refere-se ao beijo nos lábios (Pr 24.26), nas mãos (Jó 31.27), nos pés (Lc 7.38,45)
(3) “Tu não me providenciaste um pouco de óleo - como e habitual – para ungir a minha cabeça; mas ela aplicou um vaso de unguento precioso sobre os meus pés (v. 46). Assim, ela lhe superou em muito”.

CORINHO: (Folhetinho no portão)

"Ontem eu chorei demais porque alguém se escondeu pra não me ouvir.
Quando cheguei para traze-lhes boas novas, fechou as portas e eu tive que sair.

Mesmo sabendo que as portas foram fechadas um folhetinho no portão eu coloquei. Parti meus pés sacudi toda a poeira, fazendo a obra do Senhor continuei.

Eu fiquei triste e chorei como criança porque uma alma ela tem muito valor.
Mas o diabo com astucia e mentira afasta o homem da presença do Senhor.

Hoje eu estou feliz porque meus prantos Jesus Cristo enxugou.
Toda a tristeza que senti ontem a noite em alegria Jesus Cristo transformou."