[Esboços para Ceia] Aliança com Deus



Texto Base: Ezequiel 37:26
E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

Aliança: Pacto, acordo, ajustes, concerto, compromisso entre duas partes.

Quebra de aliança pode gerar Maldição
Os Gibeonitas

ALIANÇA EDÊMICA (DISPENSAÇÃO DA INOCÊNCIA)
Genesis 2:15-17
15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

DEUS         
Deus dá uma condição ao homem.
HOMEM
Lavrar e o guardar e se multiplicar.

O homem quebrou essa aliança.

ALIANÇA ADÂMICA (DISPENSAÇÃO DA CONCIÊNCIA)
Genesis 3:15
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

DEUS
Promete redenção.
HOMEM
Esperar e cumprir sua maldição.

Todos cumprem a aliança.

ALIANÇA NOÉTICA (DISPENSAÇÃO DO GOVERNO HUMANO)
Genesis 6:18
18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

DEUS                 
Salvação para Noé e sua família
HOMEM
Fazer a arca e reunir os animais.

Todos cumprem a aliança.
Genesis 9:12-16
12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra

ALIANÇA ABRAÂMICA (DISPENSAÇÃO PATRIARCAL)
Genesis 17:7,8,10
7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
8 E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.

DEUS                 
Uma descendência e a Terra de Canaã
HOMEM
Circuncidar os homens da sua prole

Os Judeus cumprem esse aliança na carne, mas nós no coração. Somos filhos de Abraão.
Romanos 2:29
29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Gálatas 3:9
9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

ALIANÇA MOSAICA (DISPENSAÇÃO DA LEI)
Êxodo 19:5-6
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

DEUS         
Peculiaridade e a terra de Canaã
HOMEM
Guardar os mandamentos do Senhor

O Homem não conseguiu guardar esta aliança.
Êxodo 24:7
E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos.
Jeremias 11:8
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram.

ALIANÇA DAVÍDICA
Salmo 132:12
12 Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.

DEUS                 
Prometeu o trono a descendência de Davi
HOMEM
Instruir seus filhos no caminho santo

O trono de Davi não tem estado em vigor. No entanto, quando alguém da linhagem de Davi vai novamente sentar-se no trono e governar como rei
Lucas 1:32-33
32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

NOVA ALIANÇA (DISPENSAÇÃO DA GRAÇA)
Jeremias 31:31-33
31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Mateus 26:28
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Hebreus 8:6
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

Deuteronômio 29:9
9 Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.