[Esboço] A Mão mirrada.




O DEUS QUE SE LEMBRA DE SEUS FILHOS.





(Salmos 115:12-18) - O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão.


- Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes.


- O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos.


- Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.


- Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.


- Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.


- Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR.





(Eclesiastes 12:1) - LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;





L. DEUS LEMBRA:





a) Noé, e o salvou.


(Gênesis 8:1) - E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.





b) Abraão, e ouviu sua oração.


(Gênesis 19:29) - E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.





c) Raquel, e satisfez o desejo de seu coração.


(Gênesis 30:22) - E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.





d) Lembrou-se de Sansão.


(Juizes 16:28) - Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.





e) Ana, e lhe deu Samuel.


(I Samuel 1:11) - E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.


(I Samuel 1:19) - E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela.


(I Samuel 1:20) - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.





f) Lembrou-se de Jonas.


(Jonas 2:7-10) - Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.


- Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.


- Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.


- Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.





g) Lembrou-se do ladrão.


(Lucas 23:39-43) - E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.


- Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?


- E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.


- E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.


- E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.





O HOMEM ESQUECE.





Israel


(Salmos 11:5) - Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.


(Juízes 8:34) - E assim os filhos de Israel não se lembraram do SENHOR seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.





O copeiro mor


(Gênesis 40:14) - Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;


(Gênesis 40:23) - O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.





Pedro


(Mateus 26:75) - E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.





As três mulheres.


(Lucas 24:6-8) - Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,


- Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.


- E lembraram-se das suas palavras.





2. DEUS LEMBRA-SE DE SUAS PROMESSAS.


(II Corintios 1:20) - Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.


(II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.





DEUS SÓ SE ESQUECE:


(Isaías 43:25) - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.


(Hebreus 8:12) - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.