[Esboço] Busca Verdadeira Salmo 63.



Um salmo de Davi, quando estava no deserto de Judá. É provável que tenha sido escrito enquanto Davi estava fugindo de Absalão; certamente, na época em que o escreveu ele era rei (Sl 63.11), e pressionado por aqueles que buscavam a sua vida. Davi não parou de cantar por estar no deserto, nem se abandonou a uma ociosidade relaxada repetindo salmos feitos para outras ocasiões; ao contrário, ele cuidadosamente fez seu culto adequado às suas circunstâncias, e apresentou ao seu Deus um hino do deserto quando estava no deserto. Não havia deserto em seu coração, embora houvesse deserto à sua volta. Nós também podemos esperar ser lançados em lugares duros antes de partirmos daqui. Em tais tempos, possa o Eterno Consolador permanecer conosco, e fazer com que bendigamos ao Senhor em todos os tempos, fazendo com que até o lugar solitário se torne um templo para Jeová. A palavra que distingue este salmo é "cedo". Quando a cama é a mais macia, somos mais tentados a nos levantar em horários de preguiça; mas quando o conforto se vai e a cama é dura, se nós nos levantamos mais cedo para buscar o Senhor, temos muito pelo que agradecer o deserto.

1. Como devemos buscar ao Senhor?

a) Ansiosamente: "A minha alma tem sede de ti". V.1.
1 Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.
SALMOS 42:1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!
Salmos 130:6 A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.

b) De dia e de noite. V.6.
6 quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite,
SALMOS 1:1-2 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

c) Com toda confiança. V.8.
8 A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.
Provérbios 30:5 Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam.
Salmo 56:11 em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?

2. Onde devemos buscá-lo?

a) No Seu santuário. V.2.
2 Para ver a tua fortaleza e a tua glória; como te vi no santuário.
Salmo 27:4 Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
Salmo 122:1 Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor.

b) Na palavra de Deus.
Josué 1:6-8
6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

c) A sós com Ele. V.6.
6 quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite,
Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

3. Quando devemos buscá-lo?

a) Na madrugada. Mc. 1:35; V.1.
De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.

b) Na vigília da noite. At. 16:25; V.6.
25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.

c) Em todo tempo. 1 Ts. 5:17.
17 Orai sem cessar.
LUCAS 18:1-5 (O Juiz iníquo)
1 Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.
2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens.
3 Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
5 todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me.

4. Por que devemos buscá-lo?

a) Porque Ele enche com júbilo nossos lábios. V.5.
5 A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios.
Isaias 58:11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

b) É o nosso auxílio. V.7.
7 porque tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei refugiado à sombra das tuas asas.
SALMOS 91:1-7
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3 Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
5 Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6 nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.

c) Sua destra ampara-nos. V.8.
8 A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.
Apocalipse 1:17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último,
18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.

d) Porque ele nos livra dos nossos inimigos. V.9-10
9 Mas aqueles que procuram a minha vida para a destruírem, irão para as profundezas da terra.
10 Cairão a espada, serão uma ração para as raposas.
Salmo 108:12-13 Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem. Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.

Autor: Deivy Ferreira Paniago Junior 30/07/2012